quarta-feira, 2 de julho de 2014

GAYATRI MANTRA


Gayatri Mantra 
O Gayatri mantra é, junto com o OM, o mantra mais conhecido e cantado na Índia. Ele representa a essência do conhecimento védico e foi percebido e depois ensinado pelo sábio Vishwamitra.
Gayatri é um dos aspectos da deusa Saraswati, esposa de Brahma e que representa o seu poder criativo ou shakti. Saraswati é mitologicamente representada como a protetora e inspiradora das artes, música, literatura e ciência. No entanto, esotericamente ela representa o potencial de expressão da mente humana.
A palavra Gayatri é composta de duas palavras:
Gaya: Florescer, abundar, energizar (vitalizar), energia vital. Trâyate: O que protege; o que concede a liberação.A estrutura do mantra é composta por três 3 linhas com 8 sílabas em cada uma, fazendo um total de 24 sílabas. Cada sílaba estimula os impulsos de criação dentro do Ser. Assim, por mais que numa análise superficial o entendimento do mantra fique de certa forma bem claro, é importante dizer que a tradução pura e simples do mantra abrange apenas a superfície de sua real significância.O nome de um metro  poético Védico  de 24 sílabas (três linhas de oito sílabas cada, é específica do Gayatri e por isso outros mantras que contém essa estrutura são chamados de gayatri também. Não é a toa que o gayatri mantra é considerado a essência dos vedas. De maneira geral, o Gayatri Mantra é cantado ou pensado da seguinte forma:

OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT

Uma tradução aproximada do mantra seria:"Eu Saúdo aquele Ser, possuidor da fulgência divina e que é a causa e sustentação de todos os planos da existência.Que minha mente esteja sempre fixa e absorvida Nele e que Ele possa iluminar, purificar e inspirar meu intelecto."Gayatri é uma das formas da Shakti de Brahma, de Vishnu e Shiva. Ela representa a base, o substrato de toda a existência. Ela é a "expansão" do OM ou a energia que o movimenta.Namaste! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário