sexta-feira, 6 de setembro de 2013

PRINCIPAIS DEUSES E DEUSAS

Deuses Principais



Vamos conhecer os principais deuses da mitologia grega:

Zeus: Rei dos deuses, senhor dos raios, senhor do céu e da terra, o mais poderoso dos deuses. Zeus é filho de Cronos e Rea, irmão de Hades, Poseidon, Hera, Héstia e Deméter. Seu simbolo era Aetós(Águia), e o raio, que era também sua arma.
Hera: Rainha do Olimpo, esposa e irmã de Zeus, protegia o matrimônio, a vida conjugal, a vida doméstica, era retratada como ciumenta e vingativa, era furiosa e bela ao mesmo tempo.

Poseidon (Posídon) - Senhor dos mares, deus das tormentas e terremotos, seus símbolos eram o golfinho, e o Tridente a sua arma.

Hades: O rei do submundo, o reino dos mortos. Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais, o medo de falar o seu nome fazia usarem no lugar eufemismos, como Plutão.

Deméter: Deusa da terra da agricultura, era essencial para os humanos, sem ela a terra passava por secas, e falta de alimentos, como quando ela abandonou o Olimpo e os mortais para sair em busca de sua filha, Persefone, raptada por Hades, nesse tempo os mortais sofreram uma terrível seca e falta de alimentos.

Héstia: Deusa do lar, do fogo sagrado, era representada pelo aconchego da lar e harmonia da família. Era respeitada por todos os deuses, era a mais nova de suas irmãs.

Atena: Deusa da sabedoria, da justiça, das guerras justas, da estratégia. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática. Seu símbolo era a Coruja.
Apolo: Deus da beleza, era considerado o mais belo dos deuses, patrono das artes, portador da saúde e das terríveis epidemias, deus do sol, arqueiro solar. Muitas vezes confundido com Hélios.

Ártemis: Deusa da caça, da lua, protegia a natureza selvagem, os animais, e os recém nascidos. Irmã gêmea de Apolo. Muitas vezes confundida com Selene e Hecate, também deusas lunares.

Ares: Deus da guerra, protetor do espírito guerreiro, insaciável na busca por sangue. Era acompanhado nas guerras, por Ênio, Éris, Fobos e Deimos.
Afrodite: A bela deusa do amor, da beleza e da sexualidade, a mais bela das deusas, era esposa do deforme Hefesto, e traiu-o com Ares, desta união nasceram: Fobos e Deimos, Harmonia e segundo algumas versões Anteros.

Dioniso (Dionísio): Deus do vinho, da embriaguez, das festas, da loucura e do prazer, é visto muitas vezes como jovem aventureiro, e reencarnação de Zagreu.
Hermes: mensageiro dos deuses, principalmente Zeus, protetor dos arautos, comerciantes e ladrões, muitas vezes guia das almas ao submundo, era também curador. Cruzava o céu velozmente com suas sandálias aladas.


Hefesto: Senhor do fogo, deus da forja, era deforme, ou manco, da sua forja saiam peças poderosas e belas, que eram usadas principalmente pelos deuses e seus protegidos, muitas vezes, como a armadura de Aquiles.
Era também o deus do trabalho.
Pesefone (Core-Perséfone): Filha de Zeus e Deméter, esposa de Hades, rainha do submundo, passava metade do ano com seus pais no Olimpo, e a outra metade com seu esposo, era bela e bondosa, por muitas versões ela e Hades nunca tiveram filhos, e ele sempre foi fiel á ela. Representava a primavera, e quando estava no submundo sua irmã Despina, cuidava da terra, trazendo o cruel inverno, e destruindo tudo o que a mãe e a irmã haviam feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário