"Hindu"
A palavra originalmente significava "aqueles que vivem do outro lado do rio
Indo", que, no idioma sânscrito foi o Sindhu. De extrema importância para os
hindus, são as escrituras mais antigas do mundo - os Vedas - o "conhecimento de
Deus".
A palavra originalmente significava "aqueles que vivem do outro lado do rio
Indo", que, no idioma sânscrito foi o Sindhu. De extrema importância para os
hindus, são as escrituras mais antigas do mundo - os Vedas - o "conhecimento de
Deus".
hinduísmo, um ponto supremo absoluto e divino de partida de toda a realidade é
conhecido como 'Brahman'. Embora este conceito abrangente não tenha nenhuma
manifestação única, ele é representado pelos deuses e deusas miríades de que o
hinduísmo deu origem. Para cada desejo espiritual, há uma vasta gama de
divindades.
Divindades
hindus têm uma deslumbrante variedade de formas, cada uma exibindo algum aspecto
do Absoluto. Assim como existem tipos diferentes de pessoas, também há muitas
maneiras diferentes de adorar a Deus. O que é bom para um, pode não ser bom para
o outro. O Hinduísmo permite uma variedade quase infinita de formas de se
aproximar de Deus e do Divino. Qualquer templo, símbolo ou imagem ajuda a pessoa
a perceber o Deus interior.
hindus têm uma deslumbrante variedade de formas, cada uma exibindo algum aspecto
do Absoluto. Assim como existem tipos diferentes de pessoas, também há muitas
maneiras diferentes de adorar a Deus. O que é bom para um, pode não ser bom para
o outro. O Hinduísmo permite uma variedade quase infinita de formas de se
aproximar de Deus e do Divino. Qualquer templo, símbolo ou imagem ajuda a pessoa
a perceber o Deus interior.
*Senhor
Krishna, conhecido por seu espírito brincalhão e grande sabedoria, é um dos mais
amados de todos os deuses hindus. Mas deuses e deusas não se limitam à forma
humana. Muitas divindades exibem características de animais - o Deus macaco,
Hanuman, por exemplo, e Ganesha o Deus elefante, duas das divindades animais
mais populares do hinduísmo. Imagens de deuses hindus são encontradas em toda
a Índia, desde a mais humilde cabana de barro até o templo mais
magnífico.
Com
tantos deuses e deusas, o hinduísmo tem a crença que todos os caminhos
religiosos são facetas do amor de Deus. A religião, portanto, não reivindica
nenhum monopólio da salvação das almas, que é um aspecto importante do espírito
do Hinduismo.
Estar
mais perto de Deus é o objetivo do hinduísmo. Na busca de Deus, um hindu viaja o
caminho que melhor se adapte à sua natureza. As várias práticas espirituais são
chamados de Yoga, métodos práticos destinados a trazer as emoções em união com a
Alma universal. De acordo com sua natureza, um estilo de Yoga será mais eficaz
do que os outros. Uma pessoa escolhe o estilo que melhor sintoniza-se com o
Divino. Qualquer que seja o dispositivo, o que importa é atingir a meta de
Moksha, ou a liberdade.
Escrituras
hindus constituem uma massa de textos sagrados dedicados a examinar filosofia e
espiritualidade. Não é de estranhar que muitas seitas têm surgido dentro do
Hinduísmo, cada uma com sua própria interpretação. Comum a todas as seitas
hindus é a crença em um Deus que tudo permeia. Outros princípios essenciais são
comuns. Aqui estão alguns:
Todos
os hindus acreditam em ciclos intermináveis de
criação. A energia criativa no universo é sempre ativa, sempre foi e sempre
será. De acordo com a "lei de ciclos", toda a existência está sempre passando
por estados de criação, preservação e dissolução. Na verdade, a palavra em
sânscrito para a criação, devidamente traduzida, é 'projeção'.
O
poder por trás da criação é Brahman, para o qual não há tradução exata. Brahman
é o todo-poderoso, o onisciente, todo-misericordioso, onipresente e sem forma.
Se há uma discrepância entre a felicidade de várias pessoas, é o resultado de
ter plantado sementes ruins não só nesta vida, mas em encarnações anteriores
também. Esta causa e efeito são conhecidos como Karma.
A
lei do carma afirma que cada um de nós é o produto de um passado infinito - que
cada um de nós cria o seu próprio destino por pensamentos, palavras e ações.
Ninguém além de nós mesmos é responsável por
aquilo que gosta ou sofre. Cada vida é uma oportunidade para cada indivíduo
agir de forma mais consciente e, assim, "queimar" o karma passado. Neste
sentido, somos todos os capitães do nosso destino. Os hindus acreditam que, pela
graça de nossa vontade humana infinita, somos livres. Até a natureza deve render
à vontade humana - ou assim diz a lei do Karma.
Os
hindus acreditam que a alma (Atman) reencarne de novo e de novo e de novo até
que cada alma tenha resolvido seu Karma, desta forma a libertação (Moksha) é
atingida. O objetivo da alma é a libertação, e se uma pessoa é escrava do tempo
e do espaço, a liberdade não é realizada.
O Krishna, conhecido por seu espírito brincalhão e grande sabedoria, é um dos mais
amados de todos os deuses hindus. Mas deuses e deusas não se limitam à forma
humana. Muitas divindades exibem características de animais - o Deus macaco,
Hanuman, por exemplo, e Ganesha o Deus elefante, duas das divindades animais
mais populares do hinduísmo. Imagens de deuses hindus são encontradas em toda
a Índia, desde a mais humilde cabana de barro até o templo mais
magnífico.
Com
tantos deuses e deusas, o hinduísmo tem a crença que todos os caminhos
religiosos são facetas do amor de Deus. A religião, portanto, não reivindica
nenhum monopólio da salvação das almas, que é um aspecto importante do espírito
do Hinduismo.
Estar
mais perto de Deus é o objetivo do hinduísmo. Na busca de Deus, um hindu viaja o
caminho que melhor se adapte à sua natureza. As várias práticas espirituais são
chamados de Yoga, métodos práticos destinados a trazer as emoções em união com a
Alma universal. De acordo com sua natureza, um estilo de Yoga será mais eficaz
do que os outros. Uma pessoa escolhe o estilo que melhor sintoniza-se com o
Divino. Qualquer que seja o dispositivo, o que importa é atingir a meta de
Moksha, ou a liberdade.
Escrituras
hindus constituem uma massa de textos sagrados dedicados a examinar filosofia e
espiritualidade. Não é de estranhar que muitas seitas têm surgido dentro do
Hinduísmo, cada uma com sua própria interpretação. Comum a todas as seitas
hindus é a crença em um Deus que tudo permeia. Outros princípios essenciais são
comuns. Aqui estão alguns:
Todos
os hindus acreditam em ciclos intermináveis de
criação. A energia criativa no universo é sempre ativa, sempre foi e sempre
será. De acordo com a "lei de ciclos", toda a existência está sempre passando
por estados de criação, preservação e dissolução. Na verdade, a palavra em
sânscrito para a criação, devidamente traduzida, é 'projeção'.
O
poder por trás da criação é Brahman, para o qual não há tradução exata. Brahman
é o todo-poderoso, o onisciente, todo-misericordioso, onipresente e sem forma.
Se há uma discrepância entre a felicidade de várias pessoas, é o resultado de
ter plantado sementes ruins não só nesta vida, mas em encarnações anteriores
também. Esta causa e efeito são conhecidos como Karma.
A
lei do carma afirma que cada um de nós é o produto de um passado infinito - que
cada um de nós cria o seu próprio destino por pensamentos, palavras e ações.
Ninguém além de nós mesmos é responsável por
aquilo que gosta ou sofre. Cada vida é uma oportunidade para cada indivíduo
agir de forma mais consciente e, assim, "queimar" o karma passado. Neste
sentido, somos todos os capitães do nosso destino. Os hindus acreditam que, pela
graça de nossa vontade humana infinita, somos livres. Até a natureza deve render
à vontade humana - ou assim diz a lei do Karma.
Os
hindus acreditam que a alma (Atman) reencarne de novo e de novo e de novo até
que cada alma tenha resolvido seu Karma, desta forma a libertação (Moksha) é
atingida. O objetivo da alma é a libertação, e se uma pessoa é escrava do tempo
e do espaço, a liberdade não é realizada.
que é a alma? Seitas hindus têm opiniões diferentes, mas todas concordam que as
almas são imortais. Além disso, em cada ser humano, e igualmente em todos os
animais, reside a mesma alma onisciente. Eles podem ter se manifestado de
maneira diferente, mas a alma permanece a mesma. A partir desta filosofia vem um
sentimento de irmandade de todas as espécies, de toda a criação. Toda a vida é
sagrada."Cada alma é potencialmente divina", disse a grande Swami Vivekanada. "O
objetivo é manifestar essa divindade interior, controlando a natureza, externa e
interna. Faça isso através de uma ação (Karma Yoga), ou adoração (Bhakti Yoga),
ou meditação (Raja Yoga), ou filosofia (Jnana Yoga). Através de uma ou mais
técnicas, você pode ser livre.
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