sexta-feira, 18 de setembro de 2015

DEUSA ISIS


ÍSIS


A Deusa Egípcia Ísis é a deusa da fertilidade e da maternidade, também está associada a magia e proteção da natureza. 
Representava o ideal de mãe, foi amiga dos escravos, artesãos, pescadores e oprimidos.

Geralmente, aparece representada com seu filho Hórus ainda criança.
 Foi, além de irmão, esposa de Osíris e governou junto com ele.
 Ísis era restauradora da vida e usava ervas e palavras de poder para curar doenças.
 É uma deusa lunar, protetora das mulheres, seu nome significa "trono".
 Seu nome também significa "sabedoria antiga", que corresponde a capacidade inerente de seguir a natureza da vida.



Os primeiros registros escritos a respeito de sua adoração foi cerca de 2500 a. C., cuja adoração se estendeu por todas as partes greco-romanas, perdurando atualmente.
 Seu símbolo é o hieróglifo do trono. 
Significa todo o poder de governar dado por ela. 
Quando a Deusa Ísis assume a personificação da justiça ela é representada alada devido a sua amplitude e poder celeste.

Está relacionada com a estrela Sírius, que anunciava a cheia do Nilo e a chegada de um novo ano.
 Também está associada à lotus devido ao seu potencial de renascimento e capacidade de despertar o olhar para a sombra a fim de desabrochar para uma nova vida.

O arquétipo de Ísis nos diz a respeito do amor próprio, da auto nutrição, do cuidado materno e da cura de nosso passado através desses momentos de "colo" que algumas vezes merecemos nos presentear.
 Também, ela salienta as ilusões entre a beleza e a tragédia de estarmos presos na teia do destino. No lembra da importância de pertencermos ao todo material, pois só assim nosso espírito poderá se transformar.

Para facilitar a conexão com a Deusa Ísis e o reconhecimento do seu arquétipo é sugerida a Dança dos Sete Véus.
 Essa dança tem sua origem em tempos remotos, onde as sacerdotisas dançavam no templo de Isis.
 É uma dança forte, bela e enigmática, que reverencia à vida, os elementos da natureza, imita os passos dos animais e das divindades numa total integração com o universo.

Os véus são necessários pois, deles que os deuses se servem para sutilizar o corpo da mulher.
 Os sete véus representam os sete chakras em equilíbrio e harmonia, sete cores e sete planetas.
 Cada planeta possui qualidades e defeitos que influenciam no temperamento das pessoas e a retirada de cada véu representa a dissolução dos aspectos mais nefastos e a exaltação de suas qualidades.
 Os véus de Ísis, ao serem retirados, nos transmitem ensinamentos:

- Dois véus, ao retirá-los nos diz que o corpo e espírito devem estar harmonizados.

- A Dança do Templo, que é usado três véus, homenageia a Trindade dos deuses do Antigo Egito (Ísis, Osíris e Hórus).

- A Dança do Palácio, com quatro véus, representa a busca da segurança e estabilidade e ao retirá-los a dançarina nos demonstra o quanto nos é benéfico o desapego das coisas materiais.

- Dança dos Sete Véus, cada véu corresponde a um grau de iniciação.

Significado de cada cor de véu:

- Vermelho: libertação das paixões e vitória do amor.
- Laranja: libertação da raiva e dos sentimentos de ira.
- Amarelo: libertação da ambição e do materialismo.
- Verde: saúde e equilíbrio do corpo físico.
- Azul : encontro da serenidade.
- Lilás: transmutação da alma, libertação da negatividade.
- Branco: pureza, encontro da Luz.


As cores de Ísis são:

- Vermelho: o sangue de Ísis, a feminilidade, a vida, a fertilidade;
- Dourado: o sagrado, o sacerdotal;
- Azul: o celeste, o poder universal;
- Prata: a lua, os mortos.

As pedras para Ísis são: cornalina, ametista e malaquita.







Oração à Deusa Ísis

Oh, Grande Mãe, Senhora do Egito,
Mãe, esposa e irmã 
Senhora da magia, do poder feminino, da luz que remove as trevas. 
Senhora que liberta e reconstrói.
Tira-me, Mãe, os véus da ilusão que limitam o meu ser.
Traze-me a paz e a harmonia em minha vida.
Liberta-me de minhas limitações auto-impostas e de velhos padrões que não me servem mais.
Abençoa-me com tua sabedoria e magia.
Inicia-me em teus mistérios e aprimora meu discernimento.
Faze com que cada parte de meu ser seja um reflexo de tua energia.
Mãe de todos os filhos, senhora do amor e da graça.
Mostra-me a Luz do teu amor.
Caminha a meu lado, protege-me de meus inimigos e do maior deles, a ignorância.
Envolve-me em tua compaixão e ensina-me a humildade.
Traze-me a autopercepção de meus dons e como usá-los.
Oh, Mãe, ouço o teu respirar cósmico de onde nasce e renasce a vida.
Sinto tua presença pulsando em meu ser
Eliminando os véus da ilusão e criando um novo ser em mim.
Um ser mais consciente, mais pleno, senhora de minha vida e criadora de uma nova realidade.
Oh, Ísis, minha Grande Mãe
Senhora da Magia, da Reconstrução, do Poder Feminino e do Renascimento.
Obrigada! Senhora do Egito e Grande Mãe.
Hoje renasci em teus braços e nasci de teu amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário