sexta-feira, 18 de setembro de 2015

NEGRA KALI



SANTA SARA KALI


Santa Sara é conhecida como "Negra Kali" ou " Sara la Kali". 
É cultuada em várias culturas do mundo todo, especialmente pelo Povo Cigano, que a tem como padroeira.
 Muitas lendas envolvem a figura de Sara la KAli, mas a lenda mais aceita entre os ciganos é a seguinte:

Madalena, Salomé, Jacobé (as três Marias), José de Arimateia, Trofino e Lázaro, juntos com Sara (uma cigana escrava)forma atirados o mar, por judeus, numa barca sem remos.
 As três Marias puseram-se a rezar e chorar.
 Sara retirou o seu diklô (lenço) da cabeça e chamou por Kristesko (Jesus Cristo) e prometeu que se fossem salvos, ela seria escrava Dele e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. 
Milagrosamente, a barca atravessou o oceano com todos salvos, e aportou em Saintes Maries de La Mer. Sara foi acolhida por ciganos da região.
 Após sua morte, Sara foi colocada em uma gruta que é visitada até hoje, em Camargue, sul da França.


A Santa Sara Kali, para os ciganos representa a figura de amiga, mulher, mãe e conselheira.
 Ela é protetora do ventre e recebe lenços e mantos de mulheres que desejam engravidar, pois também lhe é conferido a divina fertilidade.
 Invocada, também, em casos de doenças, para que a saúde seja restabelecida.
 Seu dia é 24 e 25 de maio, onde milhares de seguidores (ciganos ou não) visitam a cidadezinha no sul da França, onde está a sua imagem.














"Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial.
 Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. 
Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.
 Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios.
 Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos. Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais. Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.
 Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento. Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.
 Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus. Santa Sara, rogai por nós. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário