sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DEUSA CEREÁLIAS

Cereálias

(Cereália - Este festival romano em homenagem a Ceres, deusa dos grãos e das colheitas, lembra-nos de um antigo ritual.
Plante seus desejos e veja-os germinarem.
Coloque alguns grãos de sua preferência em um buraco no jardim ou num vaso e, enquanto mentaliza, peça a ajuda de Ceres para seus desejos se realizarem.
Filha de Saturno e de Vesta (ou, em outras versões, da Lua), Ceres (Demeter) presidia a agricultura.
Ensinou a arte de cultivar a terra aos seres humanos e também a colher o trigo e fabricar o pão. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização.
É a deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano.
Júpiter, que era irmão de Ceres, apaixonou-se pela deusa e desse encontro nasceu Perséfone.
Ceres é gentil, protetora das mães e de seus bebês.Representa o poder maternal e nutritivo, voltado ao que é básico e simples, cuidando da terra para que ela produza os elementos necessários para a sobrevivência da espécie.
Seu simbolismo confere uma tonalidade mais nítida ao tipo de nutrição que somos capazes de nos dar e dar aos outros.
Ela é uma das doze divindades do Olimpo. Os seus atributos são a espiga e o narciso, e tem sempre numa das mãos uma foice, e na outra um punhado de espigas e papoulas.
Essa Grande Mãe que acolhe, cuida e cura é a regente do signo de Virgem e, na Mitologia, era também a deusa da fertilidade, o que serve para nos lembrar que é assim que deve ser a nossa vida: fértil e produtiva.
Deusa Ceres
Ceres, a deusa das plantas que brotam e do amor maternal. Era filha de Saturno e Cibele, e também amante e irmã de Júpiter, normalmente era vista com um cesto de flores e frutos, um cetro e uma coroa feita de orelhas de trigo.
Ceres pediu a Júpiter para que a Sicília fosse colocada nos céus, então ele criou a constelação Triangulum, que antigamente se chamava Sicília.
A palavra “cereal” deriva do nome da deusa romana, associando a imagem da deusa aos grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário