quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DEUSA DA FORTUNA



Deusa da Fortuna

(Roma)
fortuna
Deusa Fortuna
Fortuna era a deusa romana da sorte (boa ou má), da esperança. Corresponde a divindade grega Tyche. Era representada com portando uma cornucópia e um timão, que simbolizavam a distribuição de bens e a coordenação da vida dos homens, e geralmente estava cega ou com a vista tapada (como a moderna imagem da justiça), pois distribuía seus desígnios aleatoriamente.
Era considerada filha de Júpiter. Roma dedicava a ela o dia 11 de Junho, e no dia 24 do mesmo mês realiza um festival em sua homenagem, o Fors Fortuna. Seu culto foi introduzido por Sérvio Túlio, e Fortuna possuía um templo nos tempos de Roma republicana próximo ao Capitólio chamado de templo de Fortuna Virilis.
Ritual de prosperidade
Separe onze moedas, unte cada uma com óleos aromáticos e deposite-as em um saquinho. Medite então à Deusa Fortuna pedindo prosperidade material e espiritual. Leve o saquinho com você durante todo o dia. Ao amanhecer dê estas moedas a alguém necessitado.
firme
Algumas coisas estão entrando em colapso na sua frente?
Esta enfrentando traumas,doença repentina ou perda?
É como se o negativo invadisse o seu dia a dia?
Fique tranquilo... Não seu mundo não está desmoronando, nem os "deuses" estão zangados com você - embora possa parecer.
O que está desmoronando são apenas aqueles elementos de sua vida que foram construídos em solo instável: crenças sociais, preconceitos, paradigmas, etc..
Acredite: O que for verdadeiro vai emergir da poeira e o que for falso vai mesmo se desfazer... Veja suas perdas não como o seu pior pesadelo, mas como uma libertação. Sinta a liberdade que vem do fato de não viver mais em negação e tentando sustentar algo imperfeito

Deusa Fortuna

(autoria desconhecida)
Uma deusa romana que trazia com ela a sorte fosse esta boa ou má. Em algumas figuras ela era retratada segurando um leme de timoneiro, com o qual poderia dirigir o destino dos homens, uma cornucópia por onde fluía toda a abundância e um globo que simbolizava a oportunidade.
Mas a roda foi o símbolo mais usado da deusa pois servia como um lembrete de que a sorte pode não durar muito. Em um momento ela está no alto, em outro, em baixo. Isso quer dizer que não há certezas na vida a não ser a própria incerteza.
Era filha de Júpiter e Roma dedicava-lhe o dia 11 de junho. Naquela época os escravos eram excluídos das celebrações e dos ritos religiosos. Mas tinham permissão para assistir a este Festival dedicado à deusa da Fortuna. Uma forma de demonstrar que a sorte não respeita hierarquia e nem condição social.
Na mitologia grega, recebe o nome de Tique. A deusa que simbolizava tudo o que havia de bom e de ruim na face da terra, de forma aleatória, pois era representada com os olhos vendados, tal qual a figura da Justiça. Significava que todos os seres humanos tinham a mesma oportunidade de viver os ciclos da sorte e da má sorte que essa deusa trazia.

 


Deusa Fortuna

(autoria desconhecida)
Fortuna era a deusa romana da sorte (boa ou má), da esperança. Corresponde à divindade grega Tyche. Era representada portando uma cornucópia (vaso em forma de chifre, com frutas e flores em abundância) e um timão, que simbolizavam a distribuição de bens e a coordenação da vida dos homens, e geralmente estava cega ou com a vista tapada (como a moderna imagem da justiça), pois distribuía seus desígnios aleatoriamente.
Fortuna era considerada filha de Júpiter. Roma dedicava a ela o dia 11 de Junho, e no dia 24 do mesmo mês realiza um festival em sua homenagem, o Fors Fortuna. Seu culto foi introduzido por Sérvio Túlio, e Fortuna possuía um templo nos tempos da Roma republicana, próximo ao Capitólio, chamado de templo de Fortuna Virilis.

Um comentário: