quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

DEUSAS E SIMBOLOGIAS


 


©
Ao longo dos séculos, a imagem mítica do 'feminino' evoluiu muito. Primeiro foram as deusas paleolíticas, depois Isthar na Mesopotâmia, Ísis no Egito e as deusas do mundo clássico... sem nunca ocupar o seu posto original. O mito da deusa perdeu-se e a divindade masculina foi destronando o seu papel. Agora que os modelos do masculino e do feminino se confundem, torna-se necessário conhecer profundamente qual a natureza da antiga deusa-mãe.
Uma deusa mágica rege cada mês do ano. Ela descobre-nos o nosso autêntico 'eu' e, o que é mais importante, o trabalho interior a realizar para alcançar a felicidade segundo esta...
Desde os tempos mais remotos da humanidade que o papel das deusas esteve sempre relacionado com a força feminina que interveio na criação do Céu e da Terra. Segundo a cultura, a religião ou a raça, umas falam de virgens, outras da união do yin e do yang (sendo o yin a parte feminina da criação), do eterno feminino divino, da grande 'mãe', da criadora... Há inclusive quem reconheça uma parte feminina nascida de Deus e esta divindade é denominada 'deusa'. Esta emanação feminina encerra todos os atributos do Universo: criação, destruição, transformação, proteção, amor, vento, chuva, etc. Nestes tempos de ruptura de modelos e de respeito pela voz das mulheres, a deusa levantou-se do silêncio imposto por certas culturas e religiões e deu lugar a estudos não só de índole espiritual, como também de outras ciências como a antropologia, a sociologia, a psicanálise, a literatura, etc. Isto permitiu descobrir que aquilo em que se acreditava como mito é ao mesmo tempo uma parte muito real do nosso mundo quotidiano. Este sagrado feminino representado pela deusa convida-nos a tentar alcançar um mundo mais rico e equilibrado. A força espiritual que advém do eterno feminino divino, honrado para todo o sempre, permite-nos aproveitar, durante o ano, não só a sua proteção, como também a sua sabedoria quotidiana para fazer do dia-a-dia uma experiência de motivação e estímulo.
 
 
 
 

 

Isthar rege Janeiro
Recebemos um novo ano e com ele a esperança de transformação, produtividade e fecundidade. Isthar, senhora da vida, dá-nos as boas-vindas e inspira-nos a sonhar, a planear, a colocar metas, deixando para trás o que cremos estar a impedir o nosso avanço pelo novo ano. Este mês, a deusa manifesta--se com duas caras, que olham para o passado e para o futuro ao mesmo tempo. Representa-se com a lua fria, chamada a lua da renovação da terra. Na Antiguidade semeava-se o trigo nesta época como promessa de abundância e fertilidade para o ano.
 
  • A pedra de Isthar é a pérola. Use uma joia com uma pérola durante este mês para estimular a atividade em todos os aspectos da sua vida.
  • Há uma lenga-lenga que se pode repetir todas as semanas: "Purifico-me de pensamentos negativos, liberto-me dos velhos laços do passado, louvo e solto o passado. Atraio a saúde, a prosperidade e a harmonia. Perdoo-me e perdoo todos os que me rodeiam. Que o meu espírito entre numa nova vida, como a seiva penetra na árvore".
  • Devemos aproveitar as propriedades curativas que esta deusa tem para as articulações e para a pele, preparando curas de prevenção para algumas doenças (especialmente de pernas e pés).
  • Podemos misturar óleo de amêndoas e folhas de bétula maceradas, deixando esta mistura num lugar escuro durante três dias. Deve ser usada diariamente, logo depois do duche, massajando a zonas doridas ou os pés e as pernas
  • Também é boa ideia usar, este mês, um Diário ('diário de Isthar') e escrever nele os nossos propósitos e objetivos para o ano. Podemos forrá-lo com um tecido de cor branca (a cor do mês).
  • Podemos oferecer um jantar a uns amigos num dia de lua cheia, servindo-lhe o prato favorito da deusa: peru.
.
 
Brígida (ou Candelária) rege Fevereiro
O nome deste mês deriva da palavra latina februare, que significa purificar, por isso, a deusa Brígida, também conhecida por Belisana ou Brigit, preside a este mês na qualidade de deusa do fogo. A tradição de purificar através do fogo fez com que este seja também o mês das candeias. É o momento em que a terra desperta, mesmo que ainda coberta pelos gelos invernais. A Primavera aproxima-se e convida-nos a viver as emoções, a semear a esperança e a renovação.
 
  • O dia dois de Fevereiro é perfeito para preparar o 'kildare' ou o 'caldeirão mágico': Arranje um recipiente que suporte o calor, de preferência redondo (que se assemelhe à forma do útero) e ferva sementes de funcho e folhas de hortelã-pimenta. O líquido obtido deve ser servido numa reunião de amigos, como um chá para purificação do corpo. Também pode fazer uma fogueira e sentar-se à volta dela, dando graças à terra-mãe por tudo o que se tem. Escreva três desejos em papéis coloridos (individualmente) e atire-os para a fogueira para que ardam, atraindo assim a realização dos mesmos.
  • Durante este mês deveríamos usar com frequência a cor vermelha e ametistas. Estas pedras são igualmente boas para o local de trabalho ou para o quarto de dormir.
  • Em noites de lua nova pode organizar jantares à luz de velas vermelhas e com pratos à base de pato.
  • Também pode fazer purificações com fogo em casa, utilizando folhas de louro seco, e repetindo em cada divisão a seguinte lenga-lenga: "Que este fogo afaste de minha casa tudo o que seja contra a harmonia, a prosperidade e o amor. Que reine a paz para os meus amigos e familiares e para mim também".
 
A sua mensagem: purificar, transformar, renascer e limpar a vida através do fogo, de modo a equilibrá-la.
Afrodite rege Março
Este mês deve o seu nome a Marte, deus da guerra. A sua relação com Afrodite (deusa do amor e da transformação e a primeira a mulher que nasceu do oceano da Criação) centra-se na sua força para desencadear paixões arrebatadoras, cujo limite está entre o amor e a guerra.
 
  • Há que aproveitar este mês para nos transformarmos e nos libertar-mos das feridas emocionais. Podemos ajudar-nos com a seguinte lenga-lenga: "Senhora do amor, traz a mim a paz e a esperança que brinda ao amor. Afasta da minha alma tudo o que for contra a felicidade e a alegria; para que possa ser amado e amar sem medos".
  • Este mês, o vermelho continua como a cor de eleição e devem usar-se pérolas e jóias de prata.
  • Na lua nova organize um jantar com velas brancas e prateadas, rosas vermelhas e pratos à base de leite e carne branca.
A sua mensagem: ame plenamente com liberdade e alegria.
 
Demetér rege Abril
É a deusa grega da agricultura ("deusa mãe" ou "mãe da cevada") que nutre a terra verde e jovem e representa o ciclo da vida e da morte. É a protetora do casamento e preside ao mês de Abril, pois simboliza a porta da vida numa altura em que a Primavera renasce com todo o seu esplendor. Deméter ensinou à humanidade as artes da agricultura: semear, arar, apanhar, etc. Agora, convida-nos a recolher os frutos do que semeámos nos meses anteriores.
 
  • Devemos preparar um saquinho de tecido verde no qual introduzimos um pouco de mirto. Depois há que dá-lo ao nosso par numa noite de lua cheia, rezando pelo amor e pela harmonia eterna na relação.
  • Não será de mais associar-se a um movimento feminino ou trabalhar num grupo para apoiar uma causa.
  • Usar a cor verde, diamantes ou pedras de cristal transparente e queimar muito incenso de salgueiro ou sândalo.
A sua mensagem: germinar, florescer, prosperar.
Maya rege Maio
Do grego maia (mãe), assim se chama a deusa sânscrita da ilusão e filha de Atlas (mãe de Hermes). Deusa da Primavera, dadora de vida e destruidora de todo o mal, convida-nos a enfrentar o futuro com optimismo, a levar a cabo novos projetos (inclusive ter um filho).
 
  • Invoca a mãe divina desde o primeiro dia do mês, dizendo assim: "Mãe divina, que escutas as nossas preces, saudável é a terra, traz a paz a teu ventre, santificada seja a tua divina presença, renova as tuas bênçãos por mais um ano, para que possamos reunir as riquezas da vida e conservá-las em tua honra".
  • Utilize a cor branca e acenda uma fogueira e velas amarelas em sua honra.
  • Use esmeraldas. Semeie rosas no seu jardim ou varanda ou decore a sua casa ou escritório com flores amarelas.
A sua mensagem: não se case em Maio
 
Juno rege Junho
Esta deusa romana, que dava o nome ao quarto mês do antigo calendário romano, é a protetora da mulher, da maternidade, dos casamentos e dos nascimentos. Por isso, Juno convida-nos durante este mês a comprometer-nos no que diz respeito ao amor e, inclusive, ao casamento. Além disso, no dia 24 celebra-se o solstício de Verão, que é uma festa para os amantes, para adivinhar o futuro, para acender fogueiras nas quais se deve queimar o velho e começar uma nova vida.
 
  • Escreva numa folha, com tinta vermelha, três desejos e três nomes de pessoas a quem queira perdoar. Unte-a com mel e queime a folha no fogo na noite de lua nova ao mesmo tempo que repete: "Invoco a grande mãe para que os meus desejos se tornem realidade e para perdoar, construir e receber. Obrigada".
  • Use cor roxa ou violeta para se purificar.
  • Prepare cuidadosamente uma pedra de quartzo rosa para sua proteção pessoal
  • Decore a sua casa e o local de trabalho com lírios
A sua mensagem: unir, dirigir e governar
 
Amaterasu rege Julho
É a deusa do sol no xintoísmo e na antiga e mítica família real japonesa. O seu nome completo é Amaterasu Ymikani, que significa deusa gloriosa que brilha no céu. E é desde aí que nos convida, este mês, a tirar partido da alegria de viver, da amizade, da família, da diversão, do amor... Segundo as leis japonesas, Amaterasu estava triste por causa da falta de sensibilidade dos humanos e fechou-se na sua caverna. Então, a Terra escureceu e aconteceram muitos desastres. Os deuses, preocupados, celebraram uma festa muito alegre à entrada da caverna e assim que a deusa apareceu a sua imagem reflectiu-se num espelho, renascendo o Sol e a Terra.
 
  • Podemos fazer um amuleto sob a proteção desta deusa para atrair a prosperidade material e a abundância à nossa vida. Fazemos-lo, introduzindo folhas de freixo e doze moedas douradas num saco feito de tecido ou papel amarelo. Deve ser usado durante todo o mês guardado num local escuro até que se cumpra o desejo de prosperidade material.
  • Deve usar-se a cor amarela.
  • Amaterasu convida-nos a usar joias douradas ou amarelas e figuras ou desenhos alusivos ao Sol.
  • Se plantarmos uma árvore num local público por onde transitem muitas crianças, contaremos com a boa proteção desta deusa.
A sua mensagem: ainda que tudo à nossa volta nos pareça escuro, no final o Sol acaba por aparecer e iluminar a nossa vida.
 
Isis rege Agosto
Há crenças que atribuem o nome do mês de Agosto ao imperador Octávio Augusto, mas muitos vêem a sua origem na palavra latina augur, augurar ou profetizar. Diz-se que durante este mês nasceu no Egipto a deusa negra Ísis, que se especializou em astrologia para profetizar o futuro dos seus filhos. Ísis representa as colheitas e a apanha. É o modelo de mãe e, como tal, da fertilidade, esposa exemplar e arquétipo do amor.
 
  • Devemos ter gestos de gratidão para com a terra, por exemplo, colocar recipientes cheios de frutas da estação na sua mesa, oferecer frutos secos aos seus amigos, etc.
  • Convém oferecer pão e vinho numa noite de quarto crescente.
  • Também é bom usar vestuário de cor sépia, em honra da terra, bem como decorar com girassóis os locais mais utilizados da casa.
  • Usar pedras de quartzo verde, para se proteger.
A sua mensagem: paciência, sabedoria e meditação.
Yemaya rege Setembro
É a deusa africana que simboliza o princípio da criação, quando a água se cruza com o fogo para dar origem à vida. Simboliza a 'grande mãe nutridora' do céu e da terra. Setembro adopta o seu nome da constelação da Virgem e faz-se representar pela virgem como princípio da criação.
 
  • Quando a lua estiver em quarto crescente convide os seus amigos para uma noite de festa, oferecendo à deusa frutos do mar, vinho e os seus ganhos (crescimento pessoal, força, obstáculos superados). Ofereça também poemas à grande mãe, ou símbolos, que se possam intercambiar entre todos os participantes da festa.
  • Use e abuse da cor azul.
  • Considere a possibilidade de apoiar mulheres que sofram de algum tipo de violência.
  • Use adornos com a pedra lápis-lazúli.
A sua mensagem: agradecer, oferendar.

 

Circe rege Outubro
Rainha da magia, é a deusa feiticeira que embruxou Odisseia (Ulisses), no relato de Homero. Representa a capacidade inata das mulheres para manusear os elementos e com eles dar a volta às circunstâncias dolorosas, mediante uma oração, um rogo, um pedido de perdão ou um sorriso.
Outubro é o mês de Halloween, é o mês das forças ocultas e das bruxas, uma celebração que faz lembrar a natureza feminina dadora de vida a partir do útero (magia pura)
 
  • Passe uma vista de olhos pelos armários e dê a roupa que já não utiliza há anos.
  • Inscreva-se num curso criativo (literatura, pintura...).
  • Use a cor de laranja.
  • No dia 31 faça o seu próprio ritual para despertar a intuição, acendendo velas brancas e oferecendo à deusa mel e pão doce.
  • Prepare refeições à base de cevada e de pato.
A sua mensagem: limpar e perdoar.

 

Hécate rege Novembro
Deusa antiga, conhecida como a parteira celestial, é a deusa que através da sua sabedoria e experiência governa e transforma os caminhos da vida.
 
  • Como é um mês de purificação e de proteção espiritual, podemos fazer um ritual, acendendo incenso de rosas e repetindo: "Sou a filha predileta da deusa, ela me outorga inspiração e proteção. A ela foram concedidos os dons divinos da feminilidade que hoje me são concedidos. Sou poderosa, humilde, e servidora do céu e da terra"
  • Na noite de lua cheia podemos oferecer crisântemos e velas amarelas para que os nossos antepassados mortos alcancem a paz eterna.
  • Devemos dar uso às cores do mês - branco e negro - e às pedras de ónix.
A sua mensagem: venere os seus antepassados e imite as suas boas ações.
 
Vesta rege Dezembro
Protetora do fogo de Roma, fecha o ano desintegrando, com o seu poder sagrado, a dor e a escassez, e preparando tudo para o amanhecer de um novo ano, com a promessa de crescimento, prosperidade e transformação.
 
  • Acenda muitas velas e potencie a alegria. Repita esta lenga-lenga de agradecimento à deusa pelas suas ofertas ao longo do ano: "Deusa do céu e da terra que com o teu ventre sagrado criaste a lua e o sol, que ativaste a humidade através dos mares e dos rios, que trouxeste esperança através do amor, abençoa o passado ano e dá-nos força e esperança para receber o novo com o desejo de poder gozar das bênçãos do teu coração".
  • Na noite de lua nova, convide os seus amigos a partilhar consigo pão, vinho e uvas. Cada um deve escrever sete desejos num papel e queimá-lo no fogo.
  • É conveniente utilizar as cores do mês: o vermelho e o verde.
  • A pedra mais adequada é o rubi.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário