quinta-feira, 18 de junho de 2015

DEUSAS ESTRANGEIRAS





  
Kali pode realmente ser ter uma origem indígena da Índia mais do que muitos dos deuses da tradição védica . Muitas das divindades, especialmente os deuses masculinos, são tidos como tendo sido importados pelos arianos que invadiram (ou apenas migraram) para a Índia. A cultura indígena foi subvertida , seus deuses e deusas foram esquecidos . Pensa-se que Kali pode ser uma reemergência de uma dessas velhas deusas . Kali pertence a Índia mais do que muitos deuses do panteão . Mas ela foi posta de lado, feita uma estranha, uma forasteira. Ela vive nas terras da cremação, é a deusa perigosa , tradicionalmente, é demasiadamente perigosa para ser incluída na sociedade. Curiosamente, Shiva tem uma história semelhante , também é um deus indígena , também é tradicionalmente, um estranho um solitário, a morte de sua primeira esposa Sita vem dos arianos e tradições Brahminicas , mas ele ainda era visto como perigoso e estrangeiro demais para ser aceitável. A recuperação de Kali na sociedade é ainda mais recente, mas ela está gradualmente se movendo em relação à aceitação geral da sociedade. Às vezes, essa sociedade tenta domá-la. Muitos dos fiéis contemporâneos de Kali, especialmente no Ocidente , ignoram algumas de seus caracteristicas mais temíveis e cruéis . Esquecem-se de que ela é a destruidora.
  






Lilith por outro lado, é  muito mais provavelmente uma Deusa adotada a posteriore. Há uma referência na saga de Gilgamesh para uma criatura chamada Lilith, que compartilha algumas das características da Lilith hebraica , e é provável uma deusa / demônio da Babilônia que doi adotada pelos judeus pelo contato com os babilônios. Há um refencia bíblica para Lilith, como uma criatura que habita o deserto  mas é curta a questionavel, e presume-se que neste  tempo Lilith era uma figura popular o suficiente para que as pessoas pudessem entender quem era sem entrar em detalhes, pois não há nenhum. Lilith mudou com a adoção judaica , ela se tornou a primeira mulher de Adão. Alguns de seus aspectos demoníacos já  estavam provavelmente em vigor, e os judeus apenas adotaram essa figura e acrescentaram o que eles viam como a uma história em sua própria tradição.

Kali e Lilith são muito parecidas. Mesmo que venham de diferentes tradições e tenham evoluido separadamente , elas compartilham muitos aspectos. Ambos são sedutoras o suficiente para serem adotadas por outras de suas próprias tradições. Uma pergunta surge então , seria uma mera coincidência ? Ou há algo tão profundamente arraigado na mente humana que temos que criar poderosas deusas do sexo feminino para amar e temer? Deusas fora de controle e destrutivas, exemplos negativos para alertar as mulheres que poderiam obter se tentarem sair da linha ou encorajamento para que façam isso? Nós temos que criá-las , e nós temos que temê-las . Às vezes tentamos domá-las . Nós tentamos domar Lilith, de certa forma, empurrando-a para um lado, ela não é tanto uma deusa da noite, mas uma mulher demoníaca , escondendo-se das pessoas e representando os seus maiores medos. Estamos tentando domar Kali no Ocidente, enfatizando seu lado de mãe e esquecendo seu lado destruidor . Mas ela vai permitir isso/?


Nenhum comentário:

Postar um comentário