segunda-feira, 13 de julho de 2015

DEUSA EOSTRE



A Lebre: simbolo de Eostre


A Lebre da Páscoa (e não o Coelho) era o animal sagrado da deusa teutônica da Primavera, Eostre, a deusa lunar que dava fertilidade à terra e tinha cabeça de Lebre.
 A palavra inglesa para Páscoa,* Easter, provém do nome da deusa Eostre, também designada Ostara ou Eostar. O dia do culto de Eostre, a Páscoa (Easter), que ainda é praticado pelos seguidores da tradição celta, é no primeiro Domingo depois da primeira Lua Cheia, após o equinócio da Primavera ( hemisfério norte), ocorrendo entre os dias 19 e 22 de Março.
A Lebre, sendo o símbolo da Lua, associa-se à Páscoa porque a Lua é utilizada para determinar a data da Páscoa.
 Os católicos, através do Concílio de Nicéia em 325 fixaram o dia de Páscoa no primeiro Domingo depois da Lua Cheia, a partir de 21 de Março.
Muitos nem sequer percebem que o coelho é um dos maiores símbolos de fertilidade da Deusa, pois eles levam um período de 28 dias para estarem e darem à luz os filhotes, e 28 dias é o ciclo de uma lunação.




Lenda da Deusa Eostre
Dizem as lendas que Eostre tinha uma especial afeição por crianças.
 Onde quer que ela fosse, elas a seguiam e a Deusa adorava cantar e entretê-las com sua magia.

Um dia, Eostre estava sentada em um jardim com suas tão amadas crianças, quando um amável pássaro voou sobre elas e pousou na mão da Deusa.
 Ao dizer algumas palavras mágicas, o pássaro se transformou no animal favorito de Eostre, uma lebre. Isto maravilhou as crianças. Com o passar dos meses, elas repararam que a lebre não estava feliz com a transformação, porque não mais podia cantar nem voar.

As crianças pediram a Eostre que revertesse o encantamento.
 Ela tentou de todas as formas, mas não conseguiu desfazer o encanto. A magia já estava feita e nada poderia revertê-la.
 Eostre decidiu esperar até que o inverno passasse, pois nesta época seu poder diminuía.
 Quem sabe quando a Primavera retornasse e ela fosse de novo restituída de seus poderes plenamente pudesse ao menos dar alguns momentos de alegria à lebre, transformando-a novamente em pássaro, nem que fosse por alguns momentos.

A lebre assim permaneceu até que então a Primavera chegou
. Nessa época os poderes de Eostre estavam em seu apogeu e ela pôde transformar a lebre em um pássaro novamente, durante algum tempo. Agradecido, o pássaro botou ovos em homenagem a Eostre.
 Em celebração à sua liberdade e às crianças, que tinham pedido a Eostre que lhe concedesse sua forma original, o pássaro, transformado em lebre novamente, pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo.

Para lembrar às pessoas de seu ato tolo de interferir no livre-arbítrio de alguém, Eostre entalhou a figura de uma lebre na lua que pode ser vista até hoje por nós.




Eostre: CRESCIMENTO

Sou o movimento rumo ao dever
expandindo
realçando
o impulso arraigado em todos os seres
para desenvolver
evoluir
avançar
para cumprir
tudo o que for possível

Mitologia

A deusa germânica da fertilidade, da agricultura e da primavera,
Eostre, ou Eastre, era celebrada com o ateamento ritual dos fogos da aurora como proteção para as plantações.
 Ela simboliza a primavera, o novo crescimento e o renascimento.
 Certa vez, quando a Deusa estava demorando a chegar, uma menininha encontrou um passarinho prestes a morrer de frio e pediu ajuda a Eostre.
 Uma ponte de arco-íris surgiu, e Eostre veio com seu vestido vermelho de quente e vibrante luz do sol, que derreteu a neve.
 A primavera chegou.
 Como o passarinho estivesse mortalmente ferido, Eostre transformou-o numa lebre do gelo que botava ovos de arco-íris. Como um sinal da primavera, Eostre ensinou a garotinha a observar quando a lebre do gelo surgisse nas florestas.

Sugestão de ritual: Crescimento

Reserve um horário e um lugar em que você não seja interrompida. Sente-se confortavelmente, com a coluna reta.
 Feche os olhos.
 Inspire contando até seis, prenda a respiração contando até seis e expire da mesma forma. Faça isso três vezes.
 Deixe que uma sensação de relaxamento e de bem-estar se espalhe por todo o seu corpo.
 Agora, escolha uma planta.
 Pode ser uma planta que você conheça bem ou uma que você imagine, uma planta cultivada ou uma planta silvestre.
 Você é a semente dessa planta, e acaba de ser colocada no solo por mãos humanas, por pés de animais, ou pelo sopro do vento. 
Você esteve adormecida, presa num estado de vida latente até surgirem as condições adequadas para o início do seu ciclo de crescimento. Agora é hora de despertar e crescer.
 Você sente um formigamento e vibra à medida que começa a se expandir.
 Seu movimento e sua expansão fazem com que você brote suavemente da sua casca.
 Agora você pode começar a absorver aquilo de que precisa para crescer. Você suga a umidade do solo e tudo o que a alimenta. 
Você só absorve aquilo que de fato precisa e você sabe do que precisa. Em primeiro lugar, você desenvolve as raízes.
 Elas se aprofundam na terra, tanto para firmá-la quanto para buscar aquilo de que você precisa para continuar a crescer.
 Agora você começa a expandir-se para cima, respondendo à luz e ao calor do sol, e surgem as primeiras folhas verdes.
 Mais calor e luz solar empurram você para cima e para fora.
 Mais água e nutrientes da terra, e você cresce e cria mais folhas e raízes mais profundas.
 A medida que as condições à sua volta continuam a alimentá-la, você e seu ambiente continuam com a dança serpeante de absorver e expandir, de inspirar e expirar, ao mesmo tempo que você continua a desenvolver-se e tornar-se exatamente quem é.
Fique com esse sentimento, sensação ou imagem de inspirar — absorvendo aquilo de que precisa — e expirar — expandindo e crescendo — por tanto tempo quanto for apropriado para você. 
Então faça uma inspiração profunda e expire devagar, voltando ao seu corpo humano.
 Quando estiver pronta, abra os olhos. Seja bem-vinda!



Dia 22/09/09 às 18h 19 entra a primavera no hemisfério sul, logo Ostara....no hemisfério norte no mesmo horário entra o outono, logo, Mabon.

A lua será Nova e estará no signo de escorpião e o dia da semana é uma terça, logo com energias de Marte...o Senhor da Guerra.....eita! Essa primavera será ...... como podemos dizer.....estranha
Contudo, que nos chegue as sagradas energia de Ostara, com seu equilíbrio, harmonia, sua luminosidade....que seus ventos nos traga mais uma vez a renovação do espírito de fazer florescer as melhores coisas em nossas vidas...porque Ostara é assim um vento de renovação que faz esvanecer as escuridões do lado escuro e frio da roda.

Um feliz e abençoado Ostara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário