terça-feira, 7 de julho de 2015

MITOS AMERÍNDIOS FEMENINOS







"O Amazonas, são os guerreiros míticos mulheres da Grécia antiga, é dito que as mulheres eram as pessoas que defendiam o seu território até a morte e que os homens só foram relacionados à gravidez. O engraçado é que esse mito é encontrado em diferentes aldeias da antiguidade na Ásia e África teria encontrado vestígios dessas mulheres, bem como no nosso querido país. Diz-se que quando os conquistadores chegaram na área florestal é encontrada na etapa de mulheres fortes que defendem a sua terra, sua cultura e tradições ....

Mulheres da AmazôniaPor: Tania Roura

"Quando a conquista do ouro começou a mulher boa de grande serpenteava da memória do tempo para a Amazônia, ela, a serpente cósmica, era o grande rio com seus braços longos e água grande, com suas águas calmas e quentes e lagos produtivos.
Ela lhe contou seus segredos para a outra senhora grande, a Jaguar. O proprietário de terra e árvores, macacos, antas e antas. No Poderoso, que deu nascimento angico, a ayahuasca e curare, o dono do cheiro de canela. Juntos, eles espalhar a palavra para esconder as esplêndidas cidades imaginadas por Pizarro e Orellana, tronos de ouro Basco sonhado por Vasco da Gama, gemas procurado por qualquer outro espanhol sede de riqueza. Vestida para ispingo vestes de musgos e orquídeas, escondeu os seus filhos e pediu ao som de Manguaré para cortá-los com estranhos.
Orellana e seus homens a presença de mulheres altas e fortes, armados com arcos e flechas, com clavas de pedra maciça e espinhosos caules, que as ameaçava das margens do grande rio. Essas mulheres, dizem muitos guerreiros comandados. Um deles foi feito prisioneiro pelos espanhóis e depois de questionar (?) Sabia que o poder destas mulheres assustador. As senhoras eram mais de sessenta aldeias, onde homens passaram por servos e escravos, e admitiu apenas para ser fertilizado. O questionamento também lhes disse que na vagina delas viviam na dentes de piranha e vários possuem nítido e sem o seu consentimento significava a castração mais eficaz e mais dolorosa.
Alucinação e exaustão dos conquistadores por semanas de terror, mosquitos e febres, em todo o mundo desconhecido da selva, ele se juntou ao ameaças das histórias indianas e questionou que, para mantê-los longe de seu povo e das mulheres indianas, não mediu imaginação em suas histórias, feita também em uma língua desconhecida para obter a contribuição criativa do tradutor.
Assim nasceu o mito das amazonas, muito semelhante à mitologia grega, mas com a "selvageria" que eles atribuem aos índios. O mito deu o nome ao rio vasto e selva circundante.
Para além do mito e da lenda das Amazonas, as mulheres que vivem na bacia foram guerreiros, os defensores da maloca, a mais responsável de manter a descendência de um povo condenado ao genocídio e da ignorância sistemática. Eles e histórias de ninar parcimonioso superar o medo, ter sussurrado no ouvido de crianças a história de seu povo, suas origens, seus valores. Eles têm ensinado seus filhos a amar o grande espírito da floresta, enquanto que os potes de barro fino ou moído para a mandioca mandioca. Eles foram mostradas as diferenças entre a lâmina serrilhada que mata e quase o mesmo que cura. Instruídos os filhos para manter o fogo em longas caminhadas e filhas para esconder as sementes nas dobras de seu corpo para semeá-las em solo propício para fugir quando os falsificadores, a selva, tinha feito.
Eles fina, pequena, sorridente, armado apenas com um sorriso travesso, desarmou os frades e missionários da cruz e da serpente cósmica vestia o manto de Maria. E quando teve que lutar com fúria ou envenenar a água, eles fizeram. Quando chegou a hora de deixar as crianças em mãos mais seguras, não choram, na esperança de salvar o que restava de sua etnia.
Eram presas fáceis do tráfico de escravos, cães treinados para deixá-los sem um rosto, a concupiscência dos conquistadores, padres e colonos, a gripe e a varíola, mas ainda continuou a cantar para os deuses e os espíritos vingativos. Perderam seus maridos, seus avós e seus netos, mas continuou dando à luz permanecem na memória.
Também borracha sangrou-los para o leite convertidos em cupons para compra na loja caucheiro alimentar seus filhos. Gold lavadas e cortadas as pedras de ônix e diamantes olhando para encher os cofres das grandes mineradoras. Plantado coca e escolheu as melhores folhas para engrossar as contas bancárias dos capos.
Agora que a sua pele está dolorida ao toque de fumo e aspersão com água contaminada pela exploração de petróleo e envenenamento de ouro o seu corpo, continue dando as crianças para resistir à usurpação.
Hoje, eles são os organizadores, os professores, os líderes indígenas. Mães de hoje são ainda de sabedoria, a vida, a continuidade, os guardiões do passado.Amazonas grande. "
Amazônia Jornal Iniciativa N º 8, novembro de 2003, ALDHU

Nenhum comentário:

Postar um comentário