quarta-feira, 6 de março de 2013

DEUSA AFRODITE

Afrodite ou Vênus




 

Na mitologia grega, Afrodite era a deusa do amor, da beleza corporal e do sexo.
 Para os gregos, ela tinha uma forte influência no desenvolvimento e prazer sexual das pessoas.
 Era considerada também a deusa protetora das prostitutas na Grécia Antiga.
Foi cultuada nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto.
Considerada uma das doze divindades do Olimpo.
  Duas versões dão conta do nascimento de Afrodite.
 Homero, em sua obra intitulada Ilíada, a faz filha de Zeus e de Dione. A lenda mais popular, conta que, quando Urano, a pedido da Deusa Terra, foi castrado por Cronos , este atirou seus testículos ao mar, o sêmen derramado e misturado à água salgada, formou uma espuma, dessa espuma surgiu Afrodite.
Recém nascida, foi levada por Zéfiro à Ilha de Chipre, onde após ser adornada e vestida, tornou-se imortal e foi conduzida ao Olimpo.
Afrodite foi a vencedoras do concurso de beleza que resultou na guerra de Tróia .
Quando Éris, a Discórdia, ferida em seu orgulho por não ter sido convidada para as núpcias de Peleu e da nereida Tétis, lançou entre Hera, Afrodite e Atenas , presentes à solenidade, uma maçã de ouro com os seguintes dizeres: “Para a mais bela”.
 Decretada a polêmica, Zeus, para não se comprometer, designou Páris, o filho de Príamo, rei de Tróia, para arbitrar a disputa e decidir qual das três era a mais bela.
 Vaidosas, todas as três deusas, ofertaram seus dotes ao juiz, na tentativa de sair vencedora.
 Atenas lhe ofereceu toda a sabedoria do mundo. Hera por sua vez, o poder sobre o Universo.
 Mas Afrodite ofereceu a Páris o amor de Helena, considerada a mais bela das mortais e tornou a vencedora do concurso.
Afrodite casou-se com Hefesto , o deus coxo, o que não a impediu de se entregar com volúpia a outros amores.
 Hefesto estabeleceu sua forja perto do Etna, na Sicília, o que ocasionava longas jornadas fora de casa. Enquanto isso, sua esposa, Afrodite, partilhava o leito com Ares, vigiados Aléctrion, amigo de Ares, que os avisava da proximidade de Hefesto.
 Um dia, o sentinela dormiu em seu posto e Hélio, o Sol que a tudo vê, pilhou o casal em adultério, avisando Hefesto.
 Traído, Hefesto teceu uma rede fina onde logrou prender os dois amantes e os expôs aos deuses que deles se escarneciam.
Algum tempo depois, Afrodite avistou Anquises, pastor de ovelhas que guiava seus rebanhos pelas pastagens do monte Ida.
Transformada na princesa Otréia, uniu-se a ele. Ao amanhecer, descobriu a verdadeira origem da deusa e, embora fosse por ela advertido de que de deveria manter segredo sobre aquele encontro, vangloriou-se publicamente de sua ligação com a deusa.
 Como castigo, Zeus enviou-lhe um raio, mas Afrodite salvou-o.
Com Adônis , filho de Esmirna, Afrodite teve um grande romance tragicamente interrompido pela morte prematura do rapaz, vítima dos ciúmes de Ares.
Afrodite gerou muitos filhos, frutos das suas diversas incursões amorosas.
 Assim, de seu romance com Hermes , nasceu Hermafrodito, com Ares gerou Eros (Cupido), Harmonia, Deimos e Fobos.
Com Dionísio, Afrodite concebeu Priapo, dotado de um falo descomunal.
 De seu romance com o mortal Anquises, nasceu Enéias , grande herói troiano.
Afrodite também era conhecida e temida por suas explosões de ódio, principalmente quando era contrariada em seus caprichos.
Sua arma favorita, utilizada em suas vinganças, era o amor, o qual transformava em arma certeira, até fatal.
Desprezada por Hipólito, filho de Teseu , que prestava culto a Ártemis , fez com que sua madrasta Fedra, esposa de Teseu fosse tomada de violenta paixão pelo jovem. Repelida pelo rapaz e tomada de despeito mentiu ao marido dizendo que Hipólito a havia tentado violentar. Poseídon , a pedido de Teseu, executou a vingança fazendo com que os cavalos que puxavam seu carro se assustassem com um monstro surgido inesperadamente do mar e se precipitassem nos rochedos.
Hipólito morreu e Fedra, cheia de remorso suicidou-se.
Quando tomou ciência de que seu amante Ares se havia unido a Eos, a Aurora, fez com que esta fosse acometida de muitas paixões, todas elas culminando em grandes tristezas.
A divindade era inicialmente relacionada aos instintos e à fecundidade, foi pouco a pouco adquirindo a denominação de deusa do amor no seu sentido mais nobre e puro.
 Com o tempo, a deusa foi sendo imbuída de outras conotações que se referiam às diversas formas de expressão do amor.
 Em Atenas era conhecida por Hetaira, a cortesã; em Esparta adquiriu caráter guerreiro; na Argólia era conhecida como Pelagia ou Pontia, divindade protetora dos marinheiros. Entretanto, sua atribuição mais conhecida é a de deusa da beleza e do amor, defensora do prazer pelo prazer simbolizado pela atração sexual com o poder de satisfazer e de frustrar todo e qualquer desejo amoroso.

-----------------------------


Vênus, é a deusa do panteão (ou panteon) romano, equivalente a Afrodite, no panteão grego.
 É a deusa do Amor e da Beleza. O seu nome vem acompanhado, por vezes, por epítetos como "Citereia" já que, quando do seu nascimento, teria passado por Citera, onde era adorada sob este nome, pode ser encontrada com outros epitetos, tais como: Cnino (desprovida de vestes), Genitrix (geradora do gênero humano), Vitoriosa (usando as armas de Marte), Celeste (com vestes estreladas e casta), Vulgar (Adorada em Corinto).
No mito de seu nascimento conta-se que surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas (afros, em grego).
 Em outra versão é filha de Júpiter e Dione.
Umas das divindades mais veneradas entre os antigos, sobretudo na cidade de Pafos, onde seu templo era admirável.
Tinha um olhar vago e cultuava-se o zanago dos seus olhos, como ideal da beleza feminina.
Possuía um carro puxado por cisnes. Vênus, como muitos outros deuses mitológicos não possui qualquer adorador, mas estão demasiadamente agregadas ao bom gosto e requinte para serem esquecidas.
A Vênus possui muitas formas de representação artística, desde a clássica (greco-romana) até às modernas, passando pela renascentista.
 É de uma anatomia divinal, daí considerada pelos antigos gregos e romanos como a deusa do erotismo, da beleza e do amor.
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário